domingo, 20 de julho de 2014

Bullying - Saia fora dessa!

Olá, pessoal!

Faz um bom tempo que eu não posto nada, e hoje, não tive como não vir postar sobre esse assunto tão controversamente delicado.

Eu decidi fazer essa publicação por causa de um filme muito triste, mas que nos mostra a realidade da vida de muitas crianças e adolescentes.


Jochem (Stefan Collier) é um adolescente gordinho que sofre bullying nas mãos de Remco (Rick van Elk), Justin (Nils Verkooijen) e Sanne (Charlotte Bakker), um grupo de colegas da escola. O menino é sempre o último a ser escolhido na aula de educação física, mas não é só isso. As provocações contra ele ficam cada vez mais intensas, e Jochem tem suas roupas roubadas do vestiário enquanto toma banho, apanha e é humilhado pelos colegas a todo momento.
Alguns amigos até tentam ajudar, mas a situação sai do controle quando o garoto é forçado a tomar bebida alcoólica em uma festa. No dia seguinte, o diretor da escola aparece na sala e diz que Jochem não voltou para casa. Sentindo-se culpado por não ter apoiado Jochem, David (Robin Boissevain), um colega de classe, resolve procurá-lo, sem imaginar que talvez seja tarde demais para ajudá-lo.
Créditos: http://redeglobo.globo.com/filmes/noticia/2014/07/supercine-um-grito-de-socorro-traz-visao-realista-do-bullying-nas-escolas.html

Quando eu era criança(toda a minha infância), até à minha adolescência - mais intensamente aos 12 e 13 anos -, eu sofri muito bullying. Até agressão física eu sofri quando criança.
Embora eu goste de escrever post's sobre a realidade, problemas sociais, natureza, entre muitos outros, nunca havia me passado na cabeça de escrever sobre um tema tão difícil de ser exposto e resolvido ainda nos dias de hoje, século XXI.



O que eu gostaria de abordar, é que, se você - aluno(a) de colégio público ou privado, universidade ou qualquer outro local em que sofra bullying(até mesmo na família) -, não deixe chegar à um estado crítico para denunciar.


Eu sei que você pode ter medo de dizer à alguém - ainda que seja algum amigo, familiar ou parente -, mas não se deixe ser mais uma vítima entre tantas. Você é especial, ainda que as outras pessoas não digam com tanta frequência ou nunca tenham dito. Você é um alguém, um ser único criado por Deus. E, Ele não quer que você sofra. Eu não quero que você sofra, e sei que você também não quer continuar sofrendo, é claro.
E, você também que pratica atos de violência contra o seu próximo, coloque-se no lugar dessa pessoa e pense "E se fosse comigo?!". Às vezes, você que agride fisicamente ou psicologicamente alguém, pode ter problemas em casa, consigo mesmo(interior - transtornos, insegurança, medo de não ser aceito em algum grupo, etc) ou em outras áreas da sua vida, não desconte a sua raiva, insegurança ou frustração em outras pessoas. Elas não têm culpa por suas dificuldades ou problemas.
Em casos graves ou não, de bullying, ligue para o disque denúncia. 

Disque 100!


E, atenção PAIS ou RESPONSÁVEIS: em caso de qualquer/quaisquer sinal(is) de alteração no comportamento de seu/a(s) filho/a(os/as), fique atento: ele pode estar sofrendo bullying! Não deixe de conversar com ele/a(s).

Saiba como ajudá-lo/a(s) em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-preciso-levar-serio-431385.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário